25 de novembro de 2008

DICAS PRÁTICAS


Chão de fábrica: opte por uma linguagem mais lúdica, com pouquíssimos textos e muitasimagens. Usar impressos com cara de gibi é uma ótima opção. Outra alternativa de ferramenta é o jornal mural. Mas avalie se o local de trabalho dispõe de quadros ou painéis onde o material possa ser afixado e cuja localização tenha realmente um fluxo significativo. Não esqueça: jornal mural exige também pouco texto e fontes grandes, facilmente visíveis. Um coloridinho no design ajuda bastante.

Intranet: empresas que se comunicam internamente com uso frequente de intranet, obviamente, são um terreno fértil para uma comunicação igualmente digital. Além do fator tecnologia, a própria cultura do usuário favorece esse tipo de comunicação. Potanto, vale a pena explorar a intranet para divulgar aquelas notinhas especiais. Converse com a turma da área de TI e veja a possibilidade de mensurar a audiência de seu noticiário. Afinal, o fato de todo mundo acessar a intranet não significa que esse povo todo está acessando a sua notícia. Afinal, você tem grandes concorrentes: o calendário de feriados, os horários dos ônibus, a data de pagamento, a programação de férias...

Enquetes: Aproveite a intranet para promover enquetes. Vale a pena questões como: que tipo de veículo você prefere para se informar (rádio, tv, jornal, revista ou internet)? Ou: considerando o período útil (de trabalho), qual o seu dia preferido? São perguntinhas cujas respostas podem lhe trazer subsídios interessantes para compor pautas e táticas de gestão compartilhada com o RH.

E-mails: em empresas de cultura digital, os e-mails e correios internos são também um ótimo canal para distribuir suas mensagens de forma rápida e objetiva. Mas não esqueça de consultar TI sobre as restrições de uso em razão de espaço ou formato. Se receber sinal verde, opte por mensagens curtas que podem ser desenvovidas em formato de banner, mais ou menos no tamanho 20cm x 10cm, o que ocupará a tela já de cara, sem necessidade de rolar a barra, dependendo, claro, da configuração do usuário.

Pontos de contato: tão importante quando avaliar a forma e o conteúdo é observar os canais de distribuição das suas mensagens. Conheça bem o seu local de trabalho e visite outras plantas ou unidades da empresa. É fundamental para um comunicador tem uma visão dos locais de trabalho de seu público. Assim, você pode identificar pontos interessantes de contatos. Locais em que você pode explorar determinadas ferramentas. Ex: ponto eletrônico. Que tal afixar um cartazete neste local? Transporte coletivo. Que tal distribuir dentro do veículo uma revista na sexta-feira, na volta do funcionário para casa? Ele estará mais relaxado e levará a publicação para a família. Há ainda o hollerith, o refeitório, os vestiários...Olho vivo.

Varejo: investir em comunicação digital para o público que trabalha em lojas pode ser uma tragédia, até mesmo com o público de nível gerencial. Além do ritmo frenético a que está sujeito este consumidor de informação, sua dinâmica de trabalho exige que permaneçam o maior tempo na área de vendas ou em locais como estoque, descarga, etc. Para esse pessoal, nada melhor que um impresso. Mas tem que ser com um conteúdo light. Cuidado, o pessoal de vendas às vezes que pegar pesado na mensagem. Isso pode ser um tiro no pé.

Vendedores: SMS funciona muito bem para mensagens a jato. Informar data comemorativa, prêmios, campanhas, etc. Se tiver algum impresso, inclua o vendedor também no mailing, mas é recomendável para o veículo para a sua casa.

Terceiros: que tal solicitar da empresa terceirizada seu plano de comunicação ou então o código de ética da empresa? É prudente todo comunicador saber com que cultura externa está lidando. Isso facilita eventuais necessidades de alinhamento. Se o seu terceiro já criou raíz dentro da empresa, atuando especialmente em áreas estratégicas, avalie se já não é hora de inclui-lo no mailing. É um caminho para fidelizá-lo ainda mais. De modo geral, terceiro pode sim entrar no plano de comunicação, mas tudo depende do objetivo e do assunto em questão.