28 de novembro de 2008

CI EM SHOPPINGS: A ARTE DE HARMONIZAR INTERESSES

A RP Vanessa me pede algumas dicas de pautas para o jornal interno que ela cuida num shopping do interior de SP. Vanessa, antes de qualquer coisa, devo dizer que a CI num shopping exibe um perfil relativamente complexo. É preciso saber, primeiro, quem é o "dono" da publicação. Quem paga a conta? O próprio condomínio? A associação dos lojistas? Ou patrocinadores, como, por exemplo, fornecedores ou alguns lojistas especificamente? Com esta informação, fica mais fácil delinear a concepção editorial do jornal.

Escrever para e sobre um shopping significa desenvolver a arte de harmonizar interesses distintos e legítimos. Afinal, embora todos os profissionais que atuem num shopping olhem numa mesma direção (as vendas), é preciso entender que os conceitos de gestão podem ser bem diferentes entre lojistas, administradores, publicitários, marqueteiros etc.

De qualquer forma, um modelo interesse de pauta é unir informação atualizada, com orientação e prestação de contas.
Informação atualizada consiste em abordar eventos, premiações recebidas, inaugurações e reformas de lojas, campanhas publicitárias e outros temas que denotem uma pulsação permanente do empreendimento.

Orientação é levar para os lojistas, de forma simples e objetiva, temas relacionados à gestão administrativa, contemplando RH, Marketing, Finanças e outras áreas fundamentalmente ligadas ao varejo. Para isso você pode buscar apoio com instituições especializadas. Algum professor da FGV, por exemplo, pode assinar um breve artigo sobre gestão financeira. Ou que tal pedir ajuda a um publicitário sobre a forma ideal de trabalhar o visual merchandising? Não faltam opções.

Prestação de contas é jamais esquecer de explorar o jornal como meio de comunicação para divulgar aos lojistas todo o esforço da administração. É tornar claro como os recursos provenientes dos aluguéis, das taxas de condomínio, do fundo de promoção e outras eventuais fontes são adequadamente utilizados em benefício do próprio negócio. Você pode, por exemplo, a cada edição destacar o papel das equipes de Marketing, Finanças, Operações etc. Além de reconhecimento e motivação, isso contribuiu para a integração.
Vanessa, antes de se preocupar com a pauta específica, pergunte-se: qual a missão do meu jornal? Boa sorte e bom trabalho.